Mediação Pedagógica: Tutoria em EaD (Formação de Tutores: Mediação e Feedback)

Ilustração. Na parte inferior da imagem, um boneco azul estilizado. Ele está sobre um círculo de onde sai um fio, interligando-o a vários outros bonecos azuis, que também estão sobre círculos e interligados pelas linhas.

18 semanas | 180 horas | Há programa de certificação e tutoria | Natureza extensão

Previs√£o de inicio para: Dispon√≠vel em breve.

Autorizado por: Proex/Unesp

Sobre o curso: Apresentar elementos te√≥ricos e pr√°ticos para a atua√ß√£o de profissionais em cursos de Educa√ß√£o a Dist√Ęncia, proporcionando conhecimentos que contribuam para a media√ß√£o pedag√≥gica e desenvolvimento da comunica√ß√£o, intera√ß√£o e interatividade em ambientes virtuais de aprendizagem.

Objetivo: Explorar as principais ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle e estudar seu potencial para a comunica√ß√£o, intera√ß√£o, interatividade e aprendizagem on-line, al√©m de ampliar o repert√≥rio t√©cnico destas ferramentas, bem como identificar caracter√≠sticas importantes que o tutor on-line deve empreender para o ensino a dist√Ęncia e analisar os mecanismos de media√ß√£o pedag√≥gica e feedback em Educa√ß√£o a Dist√Ęncia (EaD).

P√ļblico-alvo: Este ser√° um curso importante para profissionais que lidam diretamente com quest√Ķes associadas ao tema como professores em geral e especialistas em Educa√ß√£o a Dist√Ęncia.

Din√Ęmica: O curso ser√° oferecido no AVA Moodle (vers√£o 2.5). Ser√£o utilizados os recursos: ferramentas de comunica√ß√£o, videoaula e tutoriais disponibilizados no ambiente. O curso tem a dura√ß√£o de 180 horas divididas em 10 horas de estudos semanais. As atividades realizadas pelo estudante neste per√≠odo s√£o: assistir videoaula, participar de debates e discuss√Ķes nos f√≥runs, realizar leitura cr√≠tica de textos, realizar exerc√≠cios, an√°lise de situa√ß√Ķes fict√≠cias contextualizadas, entre outros. Ainda, ser√£o disponibilizados espa√ßos no AVA para intera√ß√£o entre os participantes, como: chat, f√≥runs de apresenta√ß√£o e sala virtual.

Avaliação: Avaliação por participação, avaliação entre os pares, avaliação por atividades no AVA.

Pré-requisito: Ensino médio completo, domínio da Língua Portuguesa (falada e escrita), conhecimentos básicos de informática.

Conte√ļdo program√°tico: Apresenta√ß√£o do AVA de modo geral e do Moodle de modo espec√≠fico. Conceitos e defini√ß√Ķes de tutoria em EaD. Apresenta√ß√£o do perfil e atribui√ß√Ķes do Tutor On-line. Teorias de aprendizagem e media√ß√£o pedag√≥gica em EaD. Feedback, ‚ÄúEstar Junto Virtual‚ÄĚ e Avalia√ß√£o em cursos na modalidade EaD. Estudo das ferramentas do Windows e do Moodle.

Coordenador/Docente respons√°vel: Professora Elisa Tomoe Moriya Schl√ľnzen.
Minicurr√≠culo: √Č professora do Departamento de Estat√≠stica da Faculdade de Ci√™ncias e Tecnologia (FCT) da Unesp, c√Ęmpus de Presidente Prudente. Coordenadora pedag√≥gica da Rede S√£o Paulo de Forma√ß√£o Docente (Redefor). Foi coordenadora geral de pol√≠ticas pedag√≥gicas na Secretaria de Educa√ß√£o Continuada, Alfabetiza√ß√£o e Diversidade e Inclus√£o (Secadi) do Minist√©rio da Educa√ß√£o (MEC). Possui doutorado em Educa√ß√£o (Curr√≠culo) pela PUC-SP, mestrado em Engenharia El√©trica pela Unicamp e licenciatura em Matem√°tica pela Unesp.

Docente colaborador: Professora Daniela Jord√£o Garcia Perez.
Minicurr√≠culo: √Č coordenadora de tutores do curso de extens√£o universit√°ria Tecnologia Assistiva, Projetos e Acessibilidade: promovendo a inclus√£o escolar. Foi subcoordenadora e pesquisadora do referido curso, Tecnologia Assistiva. Ainda, atuou como pesquisadora na Funda√ß√£o para o Vestibular da Unesp (Vunesp). Possui mestrado em Educa√ß√£o e licenciatura em Matem√°tica pela Unesp.

Docente colaborador: Professora Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos.
Minicurr√≠culo: √Č professora do Departamento de Estat√≠stica da Faculdade de Ci√™ncias e Tecnologia (FCT) da Unesp, c√Ęmpus de Presidente Prudente. √Č especialista do curso de especializa√ß√£o em Educa√ß√£o Especial na Perspectiva da Educa√ß√£o Inclusiva do programa Rede S√£o Paulo de Forma√ß√£o Docente (Redefor). Cursa especializa√ß√£o em Libras ‚Äď Tradutor e int√©rprete. Possui doutorado e mestrado em Educa√ß√£o e gradua√ß√£o em Pedagogia pela Unesp.

Docente colaborador: Professora Denise Ivana de Paula Albuquerque.
Minicurr√≠culo: √Č professora do Departamento de Educa√ß√£o F√≠sica da Faculdade de Ci√™ncias e Tecnologia da Unesp, c√Ęmpus de Presidente Prudente. Coordenadora do curso de Tecnologia Assistiva, Projetos e Acessibilidade: promovendo a inclus√£o em educa√ß√£o a dist√Ęncia. Ainda, √© coordenadora do projeto de extens√£o do N√ļcleo de Ensino para a √°rea pedag√≥gica. Especialista do curso de especializa√ß√£o em Educa√ß√£o Especial na Perspectiva da Educa√ß√£o Inclusiva do programa Rede S√£o Paulo de Forma√ß√£o Docente (Redefor). Integrante do grupo de pesquisa Ambientes Potencializadores para a Inclus√£o (API/FCT/Unesp). Possui doutorado em Educa√ß√£o pela Unesp, mestrado em Educa√ß√£o pela Unoeste, especializa√ß√£o em Educa√ß√£o F√≠sica Escolar pela UEM e gradua√ß√£o em Educa√ß√£o F√≠sica pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Presidente Prudente.

Investimento: R$ 920,00 à vista ou em até 6 vezes no cartão. O pagamento também pode ser realizado através de Nota Fiscal para pessoa jurídica ou Nota de empenho. Nestes casos, envie e-mail com a solicitação para atendimentocursos@nead.unesp.br

Inscrições Encerradas